domingo, 21 de julho de 2013

O olhar dos moradores - entrevistas sobre o condomínio

Hoje vamos conhecer a história do Condomínio Parque Campinas de Pirajá. Construído há mais de trinta anos, é um local que abriga muitas histórias. E uma delas conheceremos agora: a primeira moradora do local, onde vou chamá-la de Dona Clara.
Dona Clara chegou no local em 01/10/1983. Ela conta que antes de ser construído o condomínio, ali era cultivada uma horta. Depois o terreno foi invadido por alguns funcionários da fábrica de asfalto Renub, única fábrica próxima dali.
Ao tomar conhecimento da invasão o proprietário expulsou os invasores. Logo após surgiu uma placa anunciando a construção do condomínio, através da O.A.S, vendido pela Horizonte Habitacional e financiado pela Caixa Econômica.
Um outro casal que conversei, chamarei de Seu João e Dona Lia. Eles reforçam a historia de Dona Clara e diz que depois de construído, o condomínio voltou a ser invadido, e eles foram um dos invasores. Percebendo que já havia muitas pessoas residindo no local, a Caixa Econômica os chamou para um acordo, parcelando o valor do imóvel, o que posteriormente seria quitado por um valor bem abaixo. O casal conta bem entusiasmado que foi assim que tiveram seu imóvel próprio.
No local não havia comércios, e para ter acesso a eles deveriam ir para um outro bairro próximo.
Conversando um pouco com ambos sobre a batalha em Pirajá, tanto Dona Clara como o casal, dizem conhecer pouco, sobre o General Labatut que protagonizou a batalha do 2 de julho, e que o seu contato com o bairro de Pirajá é apenas aquele condomínio. Sempre ouviram sobre a festa de Labatut que acontece ali perto, mas que até mesmo os moradores dali deveriam se relacionar com tal historia.

7 comentários:

  1. Quanta história Pirajá tem a contar, me interessei bastante pelas postagens, principalmente sobre o Quilombo do Urubu.
    Espero que você continue postando novidades, pois quero acompanhar.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a iniciativa. Um belo trabalho muito enriquecedor, local onde poderemos conhecer um pouco mais da história deste bairro tão mistico e infelizmente abandonado pelos poderes públicos. Mas parabéns mesmo, muito rico e completo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cris,seu blog está muito interessante!!!!Bjs,Juliana Fonseca.

    ResponderExcluir
  4. Carlos Gabriel Santos Nascimento27 de julho de 2013 às 12:59

    Oi meu nome é Carlos Gabriel, já morei nesse condomínio desde que eu nasci. Hoje em dia moro perto do parque São Bartolomeu, e posso dizer que realmente é muito bonito. Agradeço a quem criou este tipo de divulgação e que reconheceu a beleza do nosso bairro!

    ResponderExcluir
  5. Tive o prazer de passar grande parte da minha infancia neste condominio, na casa de minha tia Ina. Muito bacana conhecer a história tão rica de um condominio em que frequentei tanto tempo. Parabéns pelo trabalho Cris! Muito interessante este registro histórico!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Cris, belíssimas postagens. Talvez muitas das pessoas que moram ou já moraram no local não saibam das raízes do mesmo!

    ResponderExcluir
  7. É incrível como a historia nos fascina e como ela esta presente em nossas vidas, e como o nosso bairro pode conter tantas riquezas. parabéns Cris.

    ResponderExcluir