quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bem vindo à Pirajá!

O presente blog é uma proposta avaliativa do componente curricular: Referenciais Teórico-Metodológicos para o Ensino de História no Ensino Fundamental, sob a orientação do Professor Alfredo Matta, no sétimo período, 2013.1, no curso Licenciatura em Pedagogia Plena, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

Sou Cristiane, moradora do bairro de Pirajá. Lugar histórico na cidade de Salvador, estado da Bahia, e a partir deste espaço iremos conhecer um pouco mais sobre esta localidade.

Ficheiro:Pirapira.pngO nome Pirajá significa na língua tupi - pira-ya - ou viveiro de peixes. Antiga terra dos índios Tupinambás. Em 1972, passou a Parque Histórico por decreto municipal, garantindo a preservação do Patrimônio Histórico ligado à guerra da Independência.

bairro é um dos mais antigos de Salvador, surgiu a partir de engenhos de açúcar e das primeiras missões jesuíticas que aportaram na Bahia no período da colonização.
Na opinião de Teodoro Sampaio, nasceu à margens de uma ribeira, denominada Pirajá, onde dominava o chefe indígena Mirangaoba. 
Piragrej.jpgPraça de Pirajá - onde está o túmulo do General Labatut

2 comentários:

  1. Boa proposta. Pouco conhecia sobre o bairro e gostei desse "mergulho" em sua trajetória histórica. Bom trabalho, Cris!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Cris, realmente tem muita coisa que você buscou sobre o bairro, que até certo ponto, era desconhecido para mim. Parabéns!

    ResponderExcluir