quinta-feira, 25 de julho de 2013

domingo, 21 de julho de 2013

O olhar dos moradores - entrevistas sobre o condomínio

Hoje vamos conhecer a história do Condomínio Parque Campinas de Pirajá. Construído há mais de trinta anos, é um local que abriga muitas histórias. E uma delas conheceremos agora: a primeira moradora do local, onde vou chamá-la de Dona Clara.
Dona Clara chegou no local em 01/10/1983. Ela conta que antes de ser construído o condomínio, ali era cultivada uma horta. Depois o terreno foi invadido por alguns funcionários da fábrica de asfalto Renub, única fábrica próxima dali.
Ao tomar conhecimento da invasão o proprietário expulsou os invasores. Logo após surgiu uma placa anunciando a construção do condomínio, através da O.A.S, vendido pela Horizonte Habitacional e financiado pela Caixa Econômica.
Um outro casal que conversei, chamarei de Seu João e Dona Lia. Eles reforçam a historia de Dona Clara e diz que depois de construído, o condomínio voltou a ser invadido, e eles foram um dos invasores. Percebendo que já havia muitas pessoas residindo no local, a Caixa Econômica os chamou para um acordo, parcelando o valor do imóvel, o que posteriormente seria quitado por um valor bem abaixo. O casal conta bem entusiasmado que foi assim que tiveram seu imóvel próprio.
No local não havia comércios, e para ter acesso a eles deveriam ir para um outro bairro próximo.
Conversando um pouco com ambos sobre a batalha em Pirajá, tanto Dona Clara como o casal, dizem conhecer pouco, sobre o General Labatut que protagonizou a batalha do 2 de julho, e que o seu contato com o bairro de Pirajá é apenas aquele condomínio. Sempre ouviram sobre a festa de Labatut que acontece ali perto, mas que até mesmo os moradores dali deveriam se relacionar com tal historia.